Fazer marketing náutico é um diferencial valioso que pode levar a sua empresa a fechar os melhores negócios. No entanto, é preciso estar atento, pois a náutica é um segmento diferenciado e precisa de estratégias específicas. Caso contrário, a tendência é que você perca tempo e dinheiro.
Neste artigo, vamos revelar o segredo para que você execute o marketing da sua empresa náutica com segurança e agilidade.
- O que não fazer em seu marketing náutico
- Conheça o caminho que vem dando certo
O que não fazer em seu marketing náutico
Para realizar o marketing da sua empresa náutica, o primeiro passo é entender que a náutica é um segmento diferenciado. Por isso, apenas replicar estratégias que costumam funcionar neste segmento costuma não dar resultado.
Esse é um dos principais motivos de grande parte das agências de marketing terem dificuldades de alcançar o sucesso com os clientes náuticos.
Um dos grandes erros cometidos é se limitar ao digital. A área náutica ainda tem muito espaço no outbound. Quando essa realidade é ignorada, a tendência é que as estratégias fiquem enfraquecidas.
Outro detalhe importante é que o segmento náutico é como uma comunidade e, para conseguir dialogar com este público, é preciso entender com profundidade, a linguagem, os hábitos e o sentimento que leva alguém a viver em um veleiro. Essa falta de entendimento do setor costuma resultar em anúncios e postagens desconectadas do público.
Leia mais: Entenda porque somos especialistas em Marketing náutico: a história começ aqui!
Conheça o caminho que vem dando certo
A Immagine vem desvendando o segredo do marketing náutico há alguns anos. Com muita humildade e respeito pelo segmento, conseguimos adquirir um conhecimento precioso pelo caminho.
Em nossa trajetória, percebemos que cada empresa tem as suas particularidades, e sempre nos traz desafios diferentes. No entanto, algumas ações, se aplicadas de forma correta, costumam dar excelentes resultados.
Entre elas, está a junção do marketing digital com o outbound, principalmente quando pensamos em eventos. Os eventos náuticos são o verdadeiro tesouro para o setor, é ali que tudo acontece e que grande parte dos contratos são fechados.
Por isso, é preciso fazer um trabalho intenso antes, durante e após o evento. O uso de uma isca digital com uma copy (texto) poderosa, inserido no stand, tem trazido excelentes resultados.
Funciona da seguinte forma: nós colocamos uma landing page (formulário) para que as pessoas que estão visitando o stand coloquem os seus dados e então oferecemos algo em troca.
Assim, os contatos são potencializados. Ganhamos uma poderosa lista de possíveis clientes que, mais tarde, são trabalhados através do e-mail e grupos de WhatsApp.
Outra estratégia que funciona muito bem são as lives feitas em parcerias com influenciadores náuticos. Nesses eventos online, o seu perfil ganha prestígio e você consegue juntar possíveis clientes em listas valiosas, que também são trabalhadas mais tarde através de campanhas de tráfego, e-mail e grupos de WhatsApp.
É preciso entender que não existe fórmula mágica para o sucesso, e sim, muito trabalho e estudos para conseguir apresentar resultados satisfatórios, capazes de levar a sua empresa ao topo.
Para descobrirmos tudo isso, precisamos vivenciar a Náutica. Não somente participar de eventos, como também velejar, estar no mar, e sentir o que impulsiona este público!
Gostou desta postagem e quer entender melhor como podemos ajudar a sua empresa náutica? Clique agora no botão abaixo e converse conosco sobre o seu negócio!
Dávila Kess – Criadora do Movimento Náutica com Propósito; CEO da agência Immagine – Designer estratégica especialista em marketing humanizado – mestranda em Artes&Design.