Em agosto de 2020, a história da CEO da Agência Immagine, Dávila Kess, e da náutica se entrelaçaram. Tudo começou em uma velejada, com ventos fortes. O que, para muitos, causaria medo, para Dávila foi um início de uma paixão.
Acompanhe essa história de amor e mar, pela voz de Dávila Kess, e entenda por que somos a primeira agência Náutica do Brasil.
Neste post, você vai ver:
- Como tudo começou
- Assim nasceu a paixão pelo Marketing Náutico
- Hoje somos a primeira empresa especializada em Marketing Náutico do Brasil
Como tudo começou
“No iate club do Rio de Janeiro, eu preparava as velas daquele Dingue que estava prestes a mudar a minha vida.
Estávamos na segunda fase da pandemia. Começaram a flexibilizar algumas atividades e uma delas foram as competições de regata da vela em monotipo, e lá fui eu para minha primeira regata.
E, a bordo deste barco, que nos permite tamanha conexão com a natureza, também me reconectei com meu propósito. Após uma paixão fulminante pela classe Dingue, se iniciava meu amor por esse universo.
Fazia um 30 Kz de vento perto do local da regata. O barco virou 2 vezes e, em uma delas, eu fiquei por baixo do barco, nadando num lugar onde só a minha cabeça ficava com espaço para o ar, pois eu precisava segurar uma bolina que estava solta. Mesmo assim, quando terminamos aquela aventura, eu me sentia como uma criança que vai à montanha-russa e pede bis.
O mosquitinho da vela havia pé picado, era o que todos falaram. E para minha surpresa, eu como proeira, e meu timoneiro, ganhamos a medalha de segundo lugar, na classificação da classe Dingue na Baía de Guanabara no iate club do Rio de Janeiro. Então, meus pezinhos estavam fincados nos anais daquele movimento que só tinha data de início”.
Com essa aventura, Dávila começou a mergulhar mais fundo no oceano náutico e percebeu o quanto as empresas do ramo poderiam potencializar o seu potencial ao embarcarem para o universo digital. Foi assim que atendemos nossa primeira empresa náutica. Acompanhe essa história na voz de nossa protagonista, Dávila Kess.
Assim nasceu a paixão pelo Marketing Náutico
“Após essa experiência, iniciamos o contrato com um dos estaleiros mais importantes do Brasil, o que produz esse barco escola, que leva milhares de pessoas no Brasil inteiro a fazer sua iniciação da vela, o Dingue. E, então, prossegui os estudos à classe.
Sem dúvida alguma, velejar na Baía de Todos os Santos é uma das experiências que todo mundo deveria fazer nessa vida. Ventos leves e diários, águas cristalinas, limpas, vistas de tirar o fôlego e uma água quentinha. É tudo que um iniciante precisa e um veterano na vela também ama.
Prossegui os estudos dessa que é um das maiores classes de monotipo e participei de alguns campeonatos.
Em janeiro de 2021, além de cuidar do marketing do estaleiro dos monotipos, iniciamos a comunicação de empresas que, com seus veleiros, operavam no turismo náutico na Bahia e no Brasil.
Tivemos a oportunidade, nesse caminho, de aprender muito sobre a indústria nacional de veleiros e acumulamos também milhas navegadas dentro de estaleiros, conversando com quem faz, de fato, a náutica nacional acontecer. Um momento de profundo aprendizado.
Nossa sede por compreender esse mercado prossegue até hoje, levando nosso escritório para dentro de embarcações e vivendo a náutica com os olhos das personas dos nossos clientes.
Hoje reflito sobre essa transição de carreira que começou na moda e vai até a náutica. Iniciamos pensando em design consumista e hoje pensamos em design para sustentabilidade
Para criar o marketing náutico, foi preciso a combinação de alguns pontos importantes: escuta empática às dores do mercado; presença plena em eventos de relacionamento e executar um plano de ação gradativo de acordo com cada momento de entrega, fazendo com que marcas e pessoas que já possuíam muito respeito e relevância no offline, tivessem o devido mérito no on-line. A primeira empresa que conseguimos aplicar essa metodologia foi a Holos, nossa empresa escola”.
Hoje somos a primeira empresa especializada em Marketing Náutico do Brasil
Após atendermos nossa primeira empresa, aprendemos muito, e fomos nos aperfeiçoando até nos consolidarmos como a primeira Agência de Marketing Náutico do Brasil.
“Foi preciso entender também, vivendo na prática, o porquê das escolhas das personas dos nossos clientes. Indo além do mapa de empatia famoso do marketing, mas mergulhando com muita verdade e potência em cada fase do consumir do mercado náutico.
Nessa jornada, as marinas sempre foram um lugar de intensa pesquisa. Assim, conhecendo equipamentos, histórias incríveis e negócios.
Outro ponto para conhecer a alta performance da vela foi entrevistar atletas, conhecer seu universo, as escolhas que envolviam seu alto desempenho e principalmente os motivos pelos quais eles estavam também submersos nesses mares.
Com esse embasamento, me senti pronta para velejar os mares dos negócios náuticos, com a propriedade de uma pesquisadora e também de uma velejadora.
Começamos a realizar, ainda em 2021, um evento destinado ao aprimoramento da comunicação de negócios para empresários em alto-mar numa imersão em um veleiro. O Velejando com Propósito, na Bahia e no Rio.
Um exercício profundo de mergulho no propósito dos negócios e na conexão natural que a natureza nos coloca com nosso eu interior , numa troca intensa com outros líderes com dores similares. Uma oportunidade de network incrível.
Não só comunicando para dentro dos mares, mas utilizando, nesse teambuilding, a força que o oceano nos impulsiona para trazer pontos de inovação também do mar para a terra.
Acabei me casando com um velejador que se tornou uma fonte inesgotável de conhecimento náutico em seus mais de 25 anos de experiência frente a inúmeros barcos e empresas importantes no país.
Em nosso casamento, fiz a minha primeira grande travessia. Fui deckhand de Salvador a Ubatuba e, fazendo uma pausa no arquipélago de Abrolhos na igreja de Santa Bárbara, realizamos nosso casamento.
Depois de 800 milhas náuticas, passar madrugadas no leme fazendo turnos nos quais a grande diversão era desviar de piranhas enquanto os nascerem mais lindos de sóis me faziam companhia.
Em 10 dias mágicos em alto-mar vendo a quantidade de tons de azuis em nossos mares e sendo acompanhada, em meus turnos, de golfinhos que voavam cheios de luminescência, foi, sem dúvida, um divisor de águas na minha vida e não dava para voltar atrás, não só minha vida pessoal, mas minha vida profissional se dividia para a náutica”.
Seguimos assim, entrelaçando a vida pessoal com a profissional, para garantir que a sua empresa receba o melhor atendimento e conquiste os resultados que você precisa.
Para conhecer um pouco mais sobre o marketing que está transformando vidas, clique no botão abaixo.
Dávila Kess – Criadora do Movimento Náutica com Propósito; CEO da agência Immagine – Designer estratégica especialista em marketing humanizado – mestranda em Artes&Design.