Os gatilhos mentais são importantes em qualquer área de atuação. No entanto, para a náutica, hoje, os gatilhos se mostram fundamentais para aumentar as vendas e fazer com que as pessoas se apaixonem pela sua marca. Leia essa postagem e entenda
Nesse post você vai ver
- O que são os gatilhos mentais?
- Conheça os principais gatilhos mentais que funcionam para a área náutica
- Prova social
- Autoridade
- Amor e conexão
O que são os gatilhos mentais?
Os gatilhos mentais são impulsos que levam às pessoas a chegarem a determinada decisão de forma mais rápida. Para entendermos os gatilhos precisamos entender o funcionamento do cérebro.
O cérebro é formado por diversos sistemas que ajudam na tomada de decisão. Entre eles está o sistema Reptiliano/Primitivo, que é a parte mais antiga do cérebro e controla tudo que tem a ver com as sensações e emoções primitivas. Fome, frio, calor, dor, raiva, tristeza, alegria, euforia, tudo isso é despertado pelo sistema Reptiliano.
Além disso, temos o sistema Límbico que é quase todo envolvido pelo córtex cerebral, ele é o responsável pelos sentimentos. O que sentimos ao lembrar de alguém, ou de algum momento, por exemplo.
Dessa forma, quando o sistema Reptiliano é ativado com intensidade, as funções do sistema Límbico são desativadas, e a pessoa passa a agir pelas emoções primitivas, ou seja, o real desejo do momento.
Vou dar um exemplo mais claro. Vamos supor que você queira muito comer Sushi, mas está querendo economizar. O sistema Reptiliano vai lembrar que você está com fome e quer comer naquele momento. Já o sistema Límbico, vai lembrar da emoção ao comer sushi, mas também vai pensar, na sensação de mal estar por ter gastado um dinheiro que não deveria.
Por isso, você pondera antes de decidir sair para comer sushi, ou fazer um miojo. Agora quando o sistema Límbico é desativado por alguns momentos, não existe esse balanço e o sushi sempre vai vencer.
O gatilhos mentais, são justamente frases, expressões, e estímulos utilizados para fazer com que os instintos primitivos, ou seja, as emoções do cérebro das pessoas sejam estimuladas na hora da venda.
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Conheça os principais gatilhos mentais que funcionam para a área náutica
Existem centenas de gatilhos mentais já descobertos, milhares que ainda vamos descobrir. No entanto, para a área náutica, tem 3 gatilhos que se destacam e dão certo em quase todas as vezes que são utilizados.
Peço, por favor, que utilizem esses gatilhos com responsabilidade, para evitar vender o seu produto para alguém que não tenha a intenção de compra. Dessa forma, utilize apenas para aquelas pessoas que estão indecisas, ou receosos, mas que no fundo sonham em adquirir o seu produto/serviço.
Os gatilhos mentais que mais funcionam para a náutica são:
- Prova social
- Autoridade
- Amor (conexão)
Veremos agora cada um deles com mais calma!
Prova social
A Prova social acontece quando uma outra pessoa fala bem da sua marca. Esse gatilho é muito poderoso e tem um efeito incrível. Normalmente, quando um amigo, ou conhecido recomenda algum produto a sua tendência de experimentar é maior.
Por exemplo, quando alguém te indica uma série, ou um restaurante, são muito maiores a chance de você ir a determinado lugar. Isso porque, um gatilho mental é ativado em seu cérebro, despertando o desejo de você viver a mesma experiência positiva.
Na náutica, essa estratégia é muito eficiente. Grave vídeos de pessoas que já utilizaram o seu produto/serviço, falando bem da sua marca! Faça lives em perfis que possuem mais autoridade do que você, e peça para o dono do perfil te elogiar e recomendar a sua marca.
Tudo isso são provas sociais e certamente vão melhorar de forma significativa os seus resultados.
Autoridade
A autoridade é outro gatilho imprescindível para a náutica! Isso porque as pessoas que são apaixonadas pelo mar, desejam sempre ter o melhor instrumento quando estão na água: o melhor barco a motor, melhor veleiro, melhor lancha. Para garantir a total segurança.
Por isso, quando você demonstra autoridade total de uma forma que as pessoas entendam a sua linguagem, você ganha o público! Grave vídeos seus explicando porque o seu produto é o melhor e quais sensações, a pessoa poderá ter enquanto está no mar. Certamente, você vai ganhar a confiança e o coração do seu público, a médio prazo.
Amor (conexão)
Este é um gatilho mental quase que instantâneo, se utilizado da forma certa, pode garantir a venda para um indeciso no mesmo momento.
Demonstre a conexão que a pessoa tem com o seu produto, e ela vai criar amor pela sua marca. Este é um dos gatilhos mentais mais poderosos que existem. É, é perfeito para a náutica.
Geralmente os fãs da náutica são apaixonados pelos barcos, lembrem a eles essa relação de amor, a conexão com o mar, de forma incisiva e a venda estará feita!
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Dávila Kess – Criadora do Movimento Náutica com Propósito; CEO da agência Immagine – Designer estratégica especialista em marketing humanizado – mestranda em Artes&Design.