O marketing náutico é a forma mais poderosa da sua empresa seguir em constante crescimento no mercado atual. Em 2021, o setor náutico cresceu em 10% gerando um faturamento total de cerca de R$ 840 milhões para o país. A tendência é que esses números cresçam ainda mais e a sua empresa precisa estar preparada para aproveitar esse crescimento da forma mais vantajosa.
Nesse post você vai ver
- Para fazer marketing náutico é preciso entender o setor!
- O que é o marketing náutico?
- Como crescer através do marketing náutico.
Para fazer marketing náutico é preciso entender o setor!
A área náutica contém inúmeras peculiaridades, só quem é apaixonado pelo mar entende essa realidade. Vivermos um mundo digital, em que contas são pagas por aplicativos, relacionamentos iniciam em redes sociais, audiências acontecem online e grandes negócios são fechados via vídeo conferência. Apesar disso, a área náutica ainda engatinha nesse sentido.
Por isso, para fazer marketing náutico é necessário entender a realidade social, mas também saber as particularidades do setor.
Hoje, em média às pessoas passam 10 horas e 58 minutos do dia, navegando na internet. A busca principal é entretenimento e relacionamento. No entanto, essa se torna uma fonte inesgotável de captação de clientes.
Apesar dessa realidade, o setor náutico ainda engatinha na digitalização. Por isso, as estratégias de marketing náutico precisam ser rebuscada, pensando nesse público que vive entre o mundo analógico e o digital. Assim, o marketing híbrido faz todo sentido quando falamos em náutica!
O que é o marketing náutico?
O marketing náutico resume uma série de estratégias testadas e aprovadas por especialistas para aumentam o número de fechamento de negócios lucrativos no setor náutico.
Conforme vimos, hoje o setor náutico ainda vive dividido entre o mundo analógico e o digital. Por isso, as estratégias realizadas para o setor hoje abrangem o marketing híbrido, usando técnicas do marketing tradicional e digital.
Por exemplo, realizar eventos físicos com a oportunidade de baixar materiais digitais é uma estratégia certeira para o setor.
Outro exemplo é a realizações de campanhas digitais que tenham como intuito levar o cliente até a loja física.
Em paralelo a isto, campanhas 100% digitais, também funcionam para o setor, mas na medida certa. Acertar essa dosagem pode significar o aumento significativo nos lucros da sua empresa.
Como crescer através do marketing náutico.
Conforme vimos as pessoas passam muito tempo na internet, em redes sociais, realizando buscas no google, em aplicativos de interesse. No entanto existe uma competição acirrada para captar a atenção dessas pessoas.
A boa notícia é que a maioria das empresas náuticas ainda não realiza o marketing náutico de forma eficiente. Dessa forma, o mercado ainda está aberto, e quem saltar na frente sai com vantagem.
No entanto, fazer somente postagens de forma aleatória, sem uma estratégia comprovada, fará você perder tempo e dinheiro. Por isso, não basta estar nas redes sociais, é preciso posicionamento estratégico e para isso é necessário uma série de fatores entre eles:
- Estudo de persona
- Planejamento mensal ou trimestral
- Estratégia bem definida
- Imagens atrativas
- Textos com escrita persuasiva
- Investimento de tráfego pago
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Dávila Kess – Criadora do Movimento Náutica com Propósito; CEO da agência Immagine – Designer estratégica especialista em marketing humanizado – mestranda em Artes&Design.