Na última sexta-feira (19), a Rádio Excelsior de Salvador lançou um novo espaço dentro do programa Fora da Caixa, apresentado pela jornalista Gigliola Sena: a série “Negócios Oceânicos”. O quadro é dedicado a debater a economia azul, a economia do mar e toda a cadeia produtiva ligada à náutica de lazer, de produção e aos negócios oceânicos, fortalecendo o papel estratégico dos oceanos para a Bahia, o Brasil e o mundo.
A comentarista fixa da série é a CEO da Agência Immagine, Dávila Kess, que traz sua experiência e visão estratégica para enriquecer o debate. O quadro irá ao ar todas as sextas-feiras, às 13h, sempre com convidados especiais, análises e informações relevantes sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico ligados ao mar.
Durante a estreia, Dávila destacou a importância de dar visibilidade ao tema: “É uma realização muito grande estar aqui hoje para falar de uma coisa que eu sou apaixonada: Negócios Oceânicos. Espero que os ouvintes tenham acesso a informações sobre economia azul e economia do mar, tão importantes para a nossa Baía de Todos-os-Santos. Nosso propósito com essa série é mostrar que estamos falando de uma cadeia que movimenta mais de 3 trilhões de dólares no mundo. Vamos reverberar esse setor que é estratégico para a Baía, para o Brasil e para o mundo.”
A primeira convidada da série foi Daniela Monteiro, diretora do Órgão Gestor de Mão-de-Obra do Trabalho Portuário dos Portos de Salvador e Aratu (OGMOSA) e vencedora do Prêmio Marítimo das Américas 2025, na categoria Mulher de Destaque nos Setores Portuário e Marítimo.
Com 24 anos de atuação no setor, Daniela falou sobre sua trajetória, os avanços na modernização da gestão de mão de obra portuária e a importância da representatividade feminina. Entre suas contribuições, destacou a coordenação da implantação de um sistema digital que possibilitou aos trabalhadores portuários realizar escalas de trabalho pelo celular, além de projetos educacionais que zeraram o índice de analfabetismo entre profissionais do porto.
“Hoje o porto não é mais aquele espaço restrito ao trabalho braçal. A tecnologia transformou as operações, trouxe mais segurança e inclusão, e permitiu que pessoas de diferentes perfis pudessem integrar esse setor tão essencial para a economia do país”, ressaltou Daniela.
Ela também destacou iniciativas como a Associação Mulheres e Portos, fundada por ela, que hoje reúne 140 mulheres de todo o Brasil, e sua atuação na Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP), onde coordena o Comitê de Responsabilidade Social e Ambiental.
Ao final, Daniela celebrou o prêmio internacional recebido: “Esse reconhecimento é muito especial porque simboliza não apenas uma conquista pessoal, mas o resultado de um trabalho coletivo, feito ao longo de anos, para modernizar, humanizar e tornar mais inclusivo o setor portuário.”
Com a série “Negócios Oceânicos”, a Rádio Excelsior reafirma seu compromisso em oferecer conteúdo de qualidade e relevância, ampliando o debate sobre o papel estratégico da economia azul e dos negócios do mar para o desenvolvimento sustentável.
“Vamos juntos explorar a economia do mar e os negócios que movimentam nossa região e o mundo!” finaliza Dávila.
A série Negócios Oceânicos vai ao ar todas as sextas-feiras, às 13h, dentro do programa Fora da Caixa, na Rádio Excelsior FM 106.7, de Salvador.